Seja gaita como é conhecida em São Paulo, harmônica em muitos cantos do país ou ainda gaita de boca como se diz no Sul, esse instrumento possui diferentes tipos, cada um com sua particularidade e tocabilidade específica.

Quer conhecer todos eles e saber como escolher a gaita de boca ideal para você? Continua lendo esse artigo!

Tipos de gaita de boca


Instrumento ideal e muitas vezes indispensável para estilos musicais como blues, country, rock e jazz, a gaita de boca ganhou um grande espaço na música ocidental graças ao seu seu baixo preço, tamanho e pela capacidade de produzir uma vasta variedade de timbres.

Mas atenção: para que a sonoridade se aproxime de uma maneira fiel do estilo musical pretendido, é importante acertar na escolha do tipo de gaita. Confira quais são eles:

1. GAITAS DIATÔNICAS

Essas são as mais usadas para tocar estilos como o Pop, o Blues e o Folk. Sendo as mais conhecidas, são mais limitadas em questões de timbre quando comparadas com outros tipos, já que não possuem todas as notas das escalas.

Isso faz com que as gaitas diatônicas sejam o tipo ideal para quem está interessado em aprender a tocar o instrumento sem muitas dificuldades.

2. GAITAS CROMÁTICAS

Esse tipo de gaita possui seu diferencial em uma barra deslizante, que quando ativada pelo botão, direciona o ar do bocal para a placa. Isso possibilita que, com a habilidade e técnica correta, seja possível tocar grande parte das escalas.

As gaitas cromáticas são mais difíceis de tocar e por isso são recomendadas para quem já está familiarizado com o instrumento.

3. GAITAS TREMOLO

A singularidade desse tipo de gaita está em sua estrutura. Possuindo duas lâminas por nota (uma afinada e outra ligeiramente plana), o instrumento produz um som mais estridente, que o deixa mais difícil de ser tocado.

As gaitas tremolo são ideais para reproduzir músicas da cultura oriental e pop.

Mas afinal, como escolher a gaita ideal?

Além de levar em consideração as suas necessidades na hora da escolha do instrumento, é preciso levar em consideração outros pontos, como o tom. Você pode escolher sua gaita pelo famoso Dó, Ré, Mi, Fá, Sol e Lá. Ainda é possível fazer sua escolha de acordo com a marca da gaita de boca.

Para isso, vem na Alfibras e confere as gaitas de boca que temos para te oferecer.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like
Saber mais

QUEM SOMOS

Quando a música escolhe entrar no coração de alguém, não tem jeito. Assim aconteceu com Edson Beraldo Scorsim.…