Segundo a história dos instrumentos musicais, os instrumentos de percussão estão no início de tudo! Em muitos campos arqueológicos é possível encontrar representações de pessoas dançando em torno de um tambor.

Mas afinal e contas, o que é um instrumento de percussão?

É um instrumento musical onde o som é obtido através do impacto ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Nas formas de classificação de Instrumentos Musicais, os de percussão são os instrumentos menos precisos, mas que possuem maior variedade. É possível fazer percussão com qualquer coisa: batuque com os dedos, até quando os mesmos batem nas teclas de um computador.

Os instrumentos de percussão podem ser divididos em dois grupos principais: os que possuem altura indefinida, percebidos pelo ouvido humano apenas como ruídos. Ainda há os de altura definida, que geram uma nota musical específica.

Cada instrumento possui uma baqueta específica. Para prato você pode usar uma baqueta com ponta de madeira ou ponta de lã, que produzirá um som mais macio. Já no tímpano precisa ser usada uma baqueta com cabeça de feltro. No bumbo a baqueta precisa de uma cabeça grande para produzir som grave.

A percussão brasileira está entre as mais ricas do mundo!

A música brasileira é tão surpreendente que até mesmo os utensílios mais incomuns podem ser instrumentos musicais de percussão. Prato, faca, frigideira… A percussão brasileira é de uma infinidade de timbres, gestos e composição.

Para aqueles que acreditam que os instrumentos de percussão fazem alusão apenas a baterias e tambores, está muito enganado. Ainda há mais uma divisão para os instrumentos de percussão!

Essa família pode ser dividida pelo critério da produção sonora: idiofones percutidos e membranofones percutidos. No primeiro grupo, é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som. Já nos membranofones percutidos, o som é produzido por uma membrana esticada (pele, tecido ou membrana de material sintético).

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like