“Bateria só faz barulho!”, “Baterista não é músico!”… Quantas vezes já ouvimos estas frases dentro de uma igreja? Mas a verdade é que este instrumento que é abominado por muitos, quando bem utilizado, contribui muito com a dinâmica do grupo de louvor e o andamento de todas as músicas.

Por isso a Alfibras separou cinco dicas para bateristas tocarem mais tranquilamente nas igrejas, sem que isto se torne um barulho desagradável!

Sinta e ouça o ambiente


Se você usa os fones para o retorno, tenha certeza que terá uma noção mais completa do ambiente em seu “mix”. Isto ajuda a medir o som da sala onde está tocando. Quando o som, ao sair dos alto-falantes, não se propagar, saiba que está em um ambiente “seco”, sem muita reverberação.

Para resolver isso, você deve preencher o espaço um pouco mais. Se os tambores ecoam e permanecem por alguns segundos, você sabe que é uma sala que tem uma boa acústica e que precisará deixar mais espaço no seu modo de tocar. Caso contrário a sua música vai soar mais carregada.

Não confie 100% em seus monitores e/ou fones de ouvido


Se você utiliza o sistema de monitoramento por meio dos fones de ouvido, mesmo que apenas para o seu metrônomo, deixar um dos ouvidos sem o fone às vezes pode ajudar muito. Você pode ter mais noção de como o seu equipamento está soando no ambiente.

Os fones de ouvido com cancelamento de ruído também podem ser enganosos: se você estiver incerto sobre o volume, deixe um dos fones de ouvido para fora um pouco e avalie o seu volume com mais clareza.

Peça feedback


A maneira mais rápida de descobrir se você está indo bem ou não é pedir a opinião de alguém. Seu vizinho, seu líder de louvor, um companheiro baterista ou mesmo qualquer pessoa da congregação.

Eles te dirão como seu instrumento está soando para que, em seguida, você verifique o que está realmente acontecendo.

Use baquetas menores, mas não tão pequenas


Você pode compensar se as baquetas são muito pequenas e não têm peso suficiente. Se você toca normalmente com o tamanho 5B, tente usar o tamanho 5A, quando você estiver preocupado com volume.

Mantenha os cotovelos mais para dentro


Quando você faz isso, se força a usar mais os seus pulsos e um pouco menos os seus braços.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like