Instrumentos com características semelhantes, muitas pessoas confundem o piano com o teclado. Porém ambos possuem suas singularidades, sendo cada um específico para estilos musicais diferentes, por exemplo.

Quer entender melhor qual dos dois é melhor para seus estudos? Continua lendo esse artigo da Alfibras!

Afinal de contas, quais as diferenças entre o piano e o teclado?


Conhecer as principais diferenças entre esses instrumentos é a melhor forma de começar a entender qual o ideal para você, olha só:

– O piano é um instrumento em que cada movimento de dedo sobre as teclas ativa um mecanismo nas cordas. Ou seja, tem funcionamento mecânico!

– O teclado pode ser tocado de várias formas, onde cada tecla simula um som, de acordo com o efeito escolhido no próprio instrumento. Sendo assim, um equipamento eletrônico!
Além disso, existe uma diferença no peso das teclas: o teclado é mais leve, enquanto o piano exige mais agilidade dos dedos. Sem contar, é claro, a diferença de tamanho e de valor que os dois instrumentos têm!

Qual dos dois é mais fácil de aprender a tocar?


Quando o assunto é aprender a tocar algum instrumento, falar de facilidade é relativo. Se você quer rapidez na hora de aprender um instrumento, indicamos o teclado.

O instrumento possibilita que sejam usados um banco de vários timbres e sons, que auxiliam a completar a música ou melodia na hora de tocar.

Porém, aprendendo o teclado de forma rápida, você vai aprender mais a reproduzir sons e não a usufruir de todas as funcionalidades que podem ser exploradas. Por isso, é importante que você conheça os diferentes tipos de teclado e saiba qual o ideal para você!

Apesar de exigir um pouco mais do aluno no início do processo e não ser o mais fácil de aprender, o piano traz uma carga de conhecimentos a respeito da funcionalidade do instrumento de teclas, que fazem valer a escolha. Basta saber se é o que você quer!

Para quem é indicado cada um desses instrumentos?


Diferente do piano, o teclado é um instrumento portátil, trazendo mais praticidade aos músicos.

Apesar de terem origem ligada, seria até mesmo injusto dizer que eles são a mesma coisa, pois cada um tem suas especificidades.

Na prática, o piano exige mais habilidades motoras dos músicos, pois além das duas mãos, é preciso ter controle dos pedais com os pés.

O teclado, apesar de poder aprender o básico mais rapidamente, tem diversas funcionalidades que podem ser aprofundadas!

O piano é um instrumento com som e estrutura mais clássico, enquanto o teclado traz infinitos acompanhamentos eletrônicos.

Através do conhecimento da história, características de cada um e tempo disponível para dedicar-se, é o aluno que vai escolher o que tem mais afinidade.

Para finalizar e sintetizar: cada instrumento tem seu valor!

Apesar de ter que levar em conta as questões estruturais e um ser mais fácil que o outro inicialmente, tanto o piano quanto o teclado trarão ao aluno diferentes conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades distintas.

O mais indicado para você é aquele que você tem mais vontade de aprender. Afinal, o que é feito com dedicação e carinho dá melhores resultados!

Independente da sua escolha, corre garantir seu instrumento e tudo que você precisa para aprender a tocá-lo aqui na Alfibras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like
Saber mais

QUEM SOMOS

Quando a música escolhe entrar no coração de alguém, não tem jeito. Assim aconteceu com Edson Beraldo Scorsim.…