Extremamente popular no Brasil, o pandeiro é um instrumento que possui diversos materiais usados em sua fabricação, além de sua composição e diversos tamanhos.

Se você quer entender melhor os tipos de pandeiro, esse instrumento que embala muitas festas espalhadas pelo nosso país, a Alfibras te apresenta as principais características e diferenças do pandeiro.

Quais os tamanhos de pandeiro disponíveis no mercado?


Um dos principais aspectos que diferencia os tipos de pandeiros é o tamanho. Podemos encontrar pandeiros com opções de 8 até 14 polegadas. A escolha depende muito da habilidade do músico, já que esse é um instrumento que, quanto maior é, exige uma sustentação muito mais firme da mão.

A adaptabilidade com um pandeiro varia de pessoa para pessoa. Porém os pandeiros maiores possibilitam um som mais encorpado e de maior volume. Dentre os tamanhos mais usados estão os pandeiros de 10 e 12 polegadas.

Peles de um pandeiro


O tipo de pele usado na fabricação de um pandeiro é uma característica que faz toda a diferença na escolha do instrumento. O pandeiro pode ser tanto de pele de couro ou de pele de nylon. Confira a seguir os aspectos de cada um:

– PELE NATURAL: esses pandeiros são feitos em couro. Além de leves e flexíveis, produzem um som mais grave. Fatores climáticos podem influenciar no seu material, além de possuir variadas opções de textura;

– PELE SINTÉTICA: estes instrumentos são, em sua grande maioria, fabricados em nylon, acrílico ou fórmica. Podem ter acabamentos com transparência, estampas ou ainda efeitos holográficos. O som produzido por pandeiros de pele sintética não é tão grave como o de couro. Seu material é mais durável, já que a interferência climática não se aplica, e quando utilizado sem microfone, este tipo de pandeiro alcança um volume maior.

As platinelas em um pandeiro


As platinelas são geralmente fabricadas em latão, inox, alumínio ou flanders. Esses componentes garantem grande parte da sonoridade do instrumento. Quanto mais platinelas o pandeiro tem, mais som ele produz.

O que diferencia um pandeiro do outro é o número de platinelas em cada espaço:
– Três pratos: dois ficam nas extremidades e um no centro, entre eles.
– Cinco pratos: dois ficam nas extremidades, porém, no meio deles há mais três.
– Platinelas duplas: são os modelos de pandeiros com dois conjuntos de platinelas.

Quais os tipos de aro do pandeiro


Os tipos de aros também podem diferenciar os modelos de pandeiros. Os que são feitos com materiais sintéticos acompanham o aro que chamamos de “redondo”. Já os que são feitos com couro podem variar entre aro reto (achatado) ou redondo.

Alguns músicos comentam que os modelos de pandeiro arredondados machucam menos a mão, porém isso varia muito entre modelos e o gosto de cada pandeirista. Tudo vai de testes!

O ideal é que você teste o seu pandeiro antes de comprá-lo. É só vir na Alfibras que a gente te ajuda na escolha do seu melhor pandeiro.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like