A compra de qualquer instrumento é um processo de aprendizado e descoberta, já que você quer acertar na escolha de um produto que vai ficar por anos te fazendo companhia.

Está na dúvida de qual violão comprar? É importante saber quais os principais fatores para considerar na hora da compra.

Confere algumas dicas que a gente preparou para você!

Principais modelos de violão no mercado:


1. CLÁSSICO
O violão de modelo clássico é o mais tradicional, além de ser o mais vendido e popular no mundo todo. A principal vantagem é em relação à sua clareza de som e ao timbre aveludado, sendo muito utilizado para o samba e o MPB. Esse tipo de violão é a melhor opção para os iniciantes.

2. FOLK
Tipo de violão indicado para quem quer tocar e cantar ao mesmo tempo, o folk produz um som mais encorpado, ideal para bases sonoras. As bandas de folk, rock e sertanejo são os amantes desse modelo de violão.

3. JUMBO
Alguns profissionais consideram que o tipo jumbo tem artifícios do violão clássico e do violão folk misturados. Na prática, esse tipo de violão possui um corpo maior e mais equilibrado. Por isso, é conhecido pela sua versatilidade e pelo seu timbre robusto.

E quanto à escolha das cordas?


As cordas de nylon são mais leves e macias e causam menos dores nos dedos, por isso costumam ser recomendadas para os violinistas iniciantes. Isso faz toda a diferença para quem está aprendendo, já que o desconforto pode atrapalhar a progressão das notas e a realização dos primeiros acordes.

Por outro lado, a corda de aço traz um som mais nítido e robusto, por isso acaba sendo a escolha de muitas pessoas, mesmo quando iniciantes. No fim, a escolha é bastante pessoal e tem muito mais a ver com a adaptação às cordas.

Se você ainda está indeciso sobre o tipo de música que vai tocar, é preferível escolher as cordas de nylon, consideradas mais versáteis. Nunca troque o tipo de corda do violão, pois o instrumento pode sofrer vários danos.

Violão acústico ou elétrico?


Uma decisão bastante importante é escolher entre o violão acústico ou elétrico. Na prática, a diferença é que o elétrico pode ser conectado a caixas de som e amplificadores, enquanto os acústicos não podem ser ligados em aparelhos de captação.

Se você já está comprando o violão sabendo que vai querer tocar em bandas ou qualquer outra situação que necessite de captação e amplificação do som, o melhor é escolher um violão eletroacústico.

Agora se você não tem pretensão de tocar em nenhuma dessas situações, o acústico já é uma boa opção. Se no futuro você mudar de ideia, é possível instalar um sistema de captação no instrumento.

Independente da sua escolha, tudo que você precisar para ter o seu violão dos sonhos você encontra aqui na Alfibras!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like