A compra de qualquer instrumento é um processo de aprendizado e descoberta, já que você quer acertar na escolha de um produto que vai ficar por anos te fazendo companhia.
Está na dúvida de qual violão comprar? É importante saber quais os principais fatores para considerar na hora da compra.
Confere algumas dicas que a gente preparou para você!
Principais modelos de violão no mercado:
1. CLÁSSICO
O violão de modelo clássico é o mais tradicional, além de ser o mais vendido e popular no mundo todo. A principal vantagem é em relação à sua clareza de som e ao timbre aveludado, sendo muito utilizado para o samba e o MPB. Esse tipo de violão é a melhor opção para os iniciantes.
2. FOLK
Tipo de violão indicado para quem quer tocar e cantar ao mesmo tempo, o folk produz um som mais encorpado, ideal para bases sonoras. As bandas de folk, rock e sertanejo são os amantes desse modelo de violão.
3. JUMBO
Alguns profissionais consideram que o tipo jumbo tem artifícios do violão clássico e do violão folk misturados. Na prática, esse tipo de violão possui um corpo maior e mais equilibrado. Por isso, é conhecido pela sua versatilidade e pelo seu timbre robusto.
E quanto à escolha das cordas?
As cordas de nylon são mais leves e macias e causam menos dores nos dedos, por isso costumam ser recomendadas para os violinistas iniciantes. Isso faz toda a diferença para quem está aprendendo, já que o desconforto pode atrapalhar a progressão das notas e a realização dos primeiros acordes.
Por outro lado, a corda de aço traz um som mais nítido e robusto, por isso acaba sendo a escolha de muitas pessoas, mesmo quando iniciantes. No fim, a escolha é bastante pessoal e tem muito mais a ver com a adaptação às cordas.
Se você ainda está indeciso sobre o tipo de música que vai tocar, é preferível escolher as cordas de nylon, consideradas mais versáteis. Nunca troque o tipo de corda do violão, pois o instrumento pode sofrer vários danos.
Violão acústico ou elétrico?
Uma decisão bastante importante é escolher entre o violão acústico ou elétrico. Na prática, a diferença é que o elétrico pode ser conectado a caixas de som e amplificadores, enquanto os acústicos não podem ser ligados em aparelhos de captação.
Se você já está comprando o violão sabendo que vai querer tocar em bandas ou qualquer outra situação que necessite de captação e amplificação do som, o melhor é escolher um violão eletroacústico.
Agora se você não tem pretensão de tocar em nenhuma dessas situações, o acústico já é uma boa opção. Se no futuro você mudar de ideia, é possível instalar um sistema de captação no instrumento.
Independente da sua escolha, tudo que você precisar para ter o seu violão dos sonhos você encontra aqui na Alfibras!