Começar a tocar um instrumento novo é um grande desafio, não é? E para que o processo de aprendizado seja mais rápido e efetivo, o ideal é praticar sempre que possível.

Hoje vamos falar um pouco sobre um instrumento musical que vem ganhando bastante espaço em muitos cantos do país: o ukulele. Separamos algumas dicas para você escolher o instrumento certo. Continue lendo esse artigo!

Qual é o preço de um ukulele?


Se você está buscando um ukulele para aprender a tocar e não sabe muito sobre ele, é comum começar a procurá-lo a partir do preço.

Porém, na música, é importante ressaltar que o custo com o instrumento é na verdade um investimento. Você encontra, no mercado, ukuleles de diversos valores, marcas e modelos.

Antes de dar continuidade e efetuar a compra, é importante conhecer outros fatores que devem impactar sua escolha e os tipos de ukulele disponíveis no mercado.

Tamanhos e afinações do ukulele


Vamos começar a diferenciar os tipos de instrumento, que se distinguem basicamente pelo seu tipo de afinação e tamanho. Confere:

SOPRANO: para quem está iniciando seus estudos com esse instrumento, o soprano é o tipo mais indicado. Ele possui menor dimensão, então suas casas (trastes) também são menores, o que facilita na hora de montar as notas. As especificações do ukulele soprano são comprimento de 23″ (58 cm), 15 a 20 trastes e afinação G – C – E – A;

CONCERT: geralmente é adquirido por pessoas que estão em um nível intermediário ou avançado, já que possui mais casas do que o Soprano e o espaço entre os trastes é maior. As especificações do ukulele concert são comprimento de 15-16 polegadas (38-40 cm), 12 a 17 trastes e afinação G – C – E – A (conhecida como high e low G);

TENOR: um tipo maior que o Concert, porém menor do que o Barítono (próximo que vamos mostrar). Seu volume tem uma projeção maior, já que o timbre é mais encorpado e seu corpo é grande, tendo capacidade de produzir mais som. Seu comprimento é de 26″ (66 cm), com 15 ou mais trastes e afinação G – C – E – A;

BARÍTONO: o maior da família de ukuleles, é o tipo menos conhecido entre eles. Sua aparência se aproxima do violão, por conta do seu tamanho e por possuir 6 cordas. De timbre bem encorpado, seu som se parece com cordas de nylon de um violão com muito mais volume, porém com a melodia característica do ukulele. Tem comprimento de, aproximadamente, 60 cm, 17 trastes e afinação A – D – G – C – E – A.

Qual o melhor: acústico ou elétrico?


Essa escolha também deve ser levada em conta na hora da compra do instrumento. Para quem deseja aprender e conhecer o instrumento, o acústico é a melhor opção, com valor de investimento mais baixo quando comparado ao outro modelo.

Já o ukulele elétrico é mais recomendado para quem tem o intuito de tocar em banda ou fazer apresentações e precisa amplificar o som de alguma forma. Suas especificidades não são tão interessantes para quem está recém iniciando o estudo do ukulele.

Agora que você já sabe identificar o que há de melhor em ukulele para iniciantes, que tal garantir o seu aqui na Alfibras?

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like
Saber mais

O que é afinação?

Você sabia que a afinação está muito mais presente na música do que você pode imaginar? A afinação…