Os instrumentos musicais são peças delicadas e requerem muito cuidado. Um dos aspectos que requer toda atenção é em relação à estação em que a temperatura cai.

Logo após a compra do instrumento, a principal preocupação do músico é dominar o manuseio do instrumento.

Mas essa não deve ser a única questão a se dispensar atenção, até porque não cuidar corretamente do instrumento pode influenciar na qualidade do som.

É natural que, na ansiedade de colocar em prática todo o talento, algumas responsabilidades sejam deixadas de lado. Por isso, fique atento aos sinais que o próprio instrumento apresenta.

Isso ajudará a conservá-lo perfeitamente. Nisso, inclua um zelo especial pelo instrumento durante alguns meses do ano em que há variações de temperatura.

Se seu instrumento musical é acústico, a atenção deve ser redobrada no inverno, uma vez que eles são os que mais sofrem com a queda brusca de temperatura, justamente por conter madeira na composição.

O tempo de uso também deve ser levado em consideração, já que indica que o instrumento já passou por variações de temperatura muitas vezes, o que certamente prejudica o som.

Evite ao máximo deixar o instrumento em ambientes que sofram variações de temperatura, como os refrigerados por ar-condicionado.

Essa dica também vale para locais em que o instrumento costuma ficar próximo de aquecedores, janelas, fogões e até mesmo da própria parede.

Ao ligar e desligar o aparelho, o instrumento provavelmente irá apresentar variações no som, o que será bastante inconveniente e pode, inclusive, impossibilitar a realização de um trabalho planejado previamente, comprometer espetáculos ou até mesmo cultos.

Outro ponto importante: coloque a capa de proteção sempre após o uso do instrumento.

Essas capas são ótimas opções para proteger os instrumentos de objetos que possam cair acidentalmente sobre ele ou mesmo da poeira, além de contribuir para conservar a temperatura, caso o ar do ambiente esteja muito frio ou quente.

Qualquer pessoa está sujeita a passar por uma situação de alteração na regulagem do instrumento por conta das variações de temperatura.

A maneira de tocar e o cuidado constante são fatores determinantes para que ele se mantenha íntegro e desempenhe perfeitamente a função de produzir belas canções nos mais diferentes lugares.

Ainda em dúvida sobre a conservação e cuidados com o seu instrumento? Aqui na Alfibras a gente te ajuda!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like
Saber mais

Sistema temperado

O Sistema Temperado é o sistema de afinação responsável pela divisão do intervalo de uma oitava em doze…