Uma das maiores dúvidas do mundo da música é se gaita, acordeon e sanfona se referem ao mesmo instrumento.

A resposta é: sim! O correto, na verdade, é chamar o instrumento de acordeon, mas ainda assim é possível encontrar variações em seu nome, dependendo principalmente da região do país. Vamos entender um pouco melhor sobre isso? Continue lendo esse artigo!

Acordeon

Acordeon ou acordeão é considerado o nome didático (“mais correto”, se assim se pode dizer) deste instrumento. Além disso, é a maneira mais utilizada na região sudeste – principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro -, mas também muito falada por músicos eruditas. Acredita-se, ainda, que esse nome surgiu como uma derivação da palavras akkordium (do alemão) e accordéon (do francês).

Sanfona

Um dos principais instrumentos musicais do forró (ritmo muito importante da cultura nordestina), o instrumento é bastante popular e é mais conhecido como sanfona. A história que contam é que este instrumento começou a se espalhar pela região após a Guerra do Paraguai (1864-1870), sendo levado por soldados nordestinos que lutaram no confronto. Outra região em que as pessoas também se referem à “sanfona” é no centro-oeste.

Esta palavra possui origem do grego symphonía e do latim symphoniaembora. Apesar de ser utilizada para se referir ao acordeon, “sanfona” tem relação com um instrumento de cordas, muito similar a um violino, porém mais rudimentar, como mostra a imagem abaixo.

Gaita

Os primeiros registros do instrumento em nosso país aconteceu no Rio Grande do Sul, com a vinda dos imigrantes italianos e alemães para a região. A chamada “gaita” foi se popularizando na região Sul e, aos poucos, substituiu a função da rabeca e da viola nas músicas regionais.

Quando falamos em gaita, não há como ignorar que o instrumento possui extrema importância dentro das músicas tradicionais gaúchas, já que acompanha o cancioneiro e as danças típicas da região.

Acredita-se que a origem do nome “gaita” começou por conta do mecanismo interno do instrumento, que é semelhante às gaitas de boca. Porém algumas pessoas associam esse nome à gaita de fole.

Independente do nome, o instrumento possui um som único. Quer saber um pouco mais sobre ele? A Alfibras te ajuda!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like