As boquilhas são responsáveis pelo o som que sai do sax. Elas têm a mesma função que um apito, por exemplo. O som que é feito nela, com sua vibração, percorre todo o corpo do sax, emitindo assim seu som.

Esse utensílio musical pode ser feito de diversos materiais, como massa plástica, metais, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso. Porém as boquilhas de massa plástica e de metais são as mais utilizadas pelos músicos.

Entendendo mais sobre as boquilhas…

Importante característica para esse utensílio musical, o formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. É importante destacar que as alterações nos formatos causam também alterações significativas no som produzido. Por isso, a escolha da boquilha é uma decisão importante e pessoal para cada saxofonista.

Não existe um padrão entre as fábricas. Duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais aberto será o som produzido. Quanto menor a abertura e a profundidade, mais abafado e pequeno será o som.

As boquilhas que acompanham o sax ao comprá-lo podem ser comparadas aos pratos que acompanham a bateria recém comprada. Essas boquilhas são boas para o músico aprender. As boquilhas de metal são menores que as de massa plástica, mas possuem um som bom já que são “abertas”.

Curiosidades sobre algumas partes de uma boquilha

A curva da ponta da boquilha deve ser a mesma da curva da palheta. Na vibração da palheta deve haver uma perfeita superposição. Caso contrário, haverá vazamento de ar e perda do controle da emissão do som.

O trilho da ponta é uma faixa plana de pequena largura onde a palheta sela quando vibra e encontra a boquilha. As suas pontas têm continuidade para os trilhos laterais e tem significativa influência na resposta da boquilha. Quando muito largo, o som tende a morrer, se muito fino o som tende a chiar.

Materiais mais macios produzem som mais escuros com menos projeção. Já materiais mais duros produzem som mais brilhantes com mais projeção. Os mais usados são Hard Rubber (Ebonite) e Bronze, mas há uma grande variedade de materiais e ligas de materiais usados em boquilhas à disposição dos músicos.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like