Mesmo que muitas pessoas ainda não tenham se dado conta, a música faz parte do nosso cotidiano, independente do seu gênero. E são os instrumentos musicais que ajudam a proporcionar um plano de fundo com acompanhamento ou, ainda, sendo utilizados para a execução de grandes melodias.

Saber tocar um instrumento é algo fascinante e qualquer pessoa pode fazer isso, independentemente da idade. Mas, quem está começando não deve investir um valor elevado na aquisição do primeiro instrumento. Afinal de contas, nunca se sabe qual será o SEU instrumento, que irá combinar contigo em vários aspectos.

Pensando em te ajudar na hora da escolha, a equipe da Alfibras separou algumas dicas sobre instrumentos musicais para iniciantes.

Hora de escolher o seu instrumento musical

Antes de mais nada, vamos listar alguns instrumentos musicais indicados para iniciantes. Esses são de valor mais acessível, podendo inclusive serem transportados sem complicações, principalmente para as aulas e ensaios.

  • Violão: um dos instrumentos mais populares, o violão pode ser usado de diferentes formas: para acompanhar um cantor, para ser usado como instrumento solo (tocando a melodia da música), etc. Há violões dos mais modestos aos mais caros, com construção possuindo materiais nobres. Mas o iniciante não deve se preocupar com isso.
  • Flauta doce: instrumento relativamente barato, simples de tocar e pode ser transportada livremente. A flauta doce é um instrumento de melodia, não sendo possível usá-la como acompanhamento.
  • Ukulele: com ele você pode fazer o acompanhamento de músicas e também solos. O ukulele lembra um cavaquinho, tendo apenas 4 cordas. Mas há diferentes modelos e afinações como o soprano, tenor e concert. Esse instrumento costuma ter valores bastante acessíveis.
  • Cajón: se você gosta de instrumentos de percussão, o cajón é um dos instrumentos ideais para iniciar. Esse tipo de instrumento tem a vantagem de possibilitar um aprendizado mais rápido. Para tocá-lo você deve usar as mãos e bater nas laterais e parte frontal da caixa ou mesmo poderá utilizar um acessório como vassourinha ou baqueta.

Dicas para escolher o seu instrumento

On a wooden table there are musical keys, acoustic guitar, bass guitar, sound mixer, headphones, computer and drum sticks.

Na hora da escolha do instrumento ideal para você iniciar, deve-se levar em consideração alguns elementos. Primeiramente, respeite o seu gosto musical. Se você curte rock, provavelmente não terá tanto interesse assim em aprender a tocar violino, mas pode querer aprender violão ou guitarra, por exemplo.

Outro ponto importante é o que você pretende com o instrumento. Se o que você deseja é tocar e cantar, então a flauta doce não é o instrumento musical recomendado, mas sim um ukulele, violão, etc.

Por fim, considere também seu orçamento. Ainda que boa parte dos instrumentos musicais para iniciantes que elencamos sejam de baixo custo, há aqueles de valor menor e maior e, também, é possível adquirir um instrumento usado em bom estado.

Independente da sua escolha, saiba que o seu instrumento ideal você encontra aqui na Alfibras!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like