Um áudio ruim em um vídeo pode acabar com todo um conteúdo. Porém existem diversas formas de gravar um áudio de qualidade profissional para seus vídeos ou ainda melhorar o áudio de algum material que você já tenha gravado. Continue lendo esse artigo e anote todas as dicas.

Para começar, você deve otimizar o seu ambiente de gravação utilizando apenas os dispositivos certos. A grande maioria das câmeras, tanto digitais como DSLR, não possuem um bom microfone integrado. Por isso, para produzir um vídeo profissional é recomendado o uso de um microfone externo. Além de ajudar a ter uma excelente captação de áudio, ele também auxilia a aumentar a qualidade do vídeo.

No mercado, atualmente, existem dois tipos de microfones que podem ser utilizados para esse fim: os condensadores e os dinâmicos:

1. CONDENSADORES: mais sensíveis e possuem alta qualidade e precisão na captação do áudio. Dessa forma, são bastante utilizados em estúdios de música. Esse tipo de microfone precisa de uma fonte adicional de energia (Phanton Power), que pode ser fornecida por baterias ou em dispositivos de áudio;

2. DINÂMICOS: como o próprio nome já diz, esse tipo de microfone é dinâmico e consegue captar bem os sons, sejam eles de fontes mais fracas ou mais fortes. É possível gravar áudio de forma bastante versátil! Além disso, os microfones dinâmicos são bem resistentes à quedas e não precisam de energia para funcionar.

Outro fator bem importante para a escolha dos microfones é o formato deste instrumento e como acontece o funcionamento de cada um deles:

1. MICROFONE DE LAPELA: a lapela é uma ótima alternativa para gravações de áudio, já que fica bem próximo da boca do interlocutor. Além de captar o som de forma mais direcionada (não pegando muito os ruídos do ambiente), é possível ganhar qualidade e clareza do áudio, principalmente naquelas situações em que a voz precisa ter um certo destaque. O microfone de lapela deve ficar próximo a origem do som, cerca de um palmo, e não ser coberto dentro de bolsos ou ficar escondido. Esse tipo de microfone é adequado para gravar áudio em entrevistas, situações em que você tem mais controle dos sons e tempo para fixar o equipamento e também permite que você grave áudio diretamente no seu smartphone;

2. MICROFONE CARDIÓIDE DINÂMICO (SORVETE): o famoso microfone sorvete, que também é conhecido como “microfone do Silvio Santos”, é um formato que grava os sons provenientes de fontes à sua frente, diminuindo os sinais gerados pelas bordas. Para utilizar esse microfone, o ideal é que a pessoa que o está manuseando posicione-o a uma distância mínima de um palmo da boca, para evitar ruídos e danos ao aparelho.

3. MICROFONE DIRECIONAL: esses microfones são indicados para todo tipo de produção por conta de sua maleabilidade. Eles captam somente o som da direção em que são apontados, eliminando melhor as interferências externas. Vale lembrar que microfones como esse precisam de um operador que o segure ou de um suporte para deixá-lo fixo na posição de captação.

Independente do equipamento que você escolherá para melhorar a qualidade do áudio dos seus vídeos, tudo que você precisa poderá encontrar na Alfibras.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like