Instrumentos de corda fazem um diferencial nas músicas. Para tanto, prestar atenção na escolha da corda é de extrema importância para a qualidade e eficácia do instrumento.

Qual a melhor corda para um violão? Você estranhará a resposta, mas não existe o melhor tipo de corda. O que temos no mercado são as cordas ideais para cada instrumento, estilo e ainda as preferências de cada músico.

Como escolher sua corda ideal?

Vamos começar pela maior problematização na hora de escolher a corda para seu violão: nylon ou aço. As cordas de nylon são cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil.

As cordas de aço são mais resistentes e emitem um som “metalizado” e mais alto. Essas podem ser tocadas tanto com as mãos quanto com palhetas, permitindo maior facilidade para chegar nas notas mais agudas. São cordas mais rígidas e precisam ser trocadas a cada 3 meses para manter um som de qualidade no violão.

As cordas com calibres mais finos são mais flexíveis, sendo melhores para quem está aprendendo a tocar o instrumento. São calibres que facilitam os bends — que levanta ou baixa a corda apertada com o dedo, para chegar em outra nota.

Já as cordas de calibre mais grosso possuem um som mais encorpado, deixando as músicas mais timbradas e bem marcadas. São mais difíceis de apertar, sendo indicado para quem já conta com mais técnica no instrumento.

Caso seu instrumento não seja tão resistente, encordoamentos com calibres mais grossos podem acabar empenando o braço do violão.

Mas afinal de contas, qual a melhor corda para o violão? Isso é muito pessoal e depende do seu gosto. Qual corda ais te agrada? Faça sua escolha e boa música!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like
Saber mais

QUEM SOMOS

Quando a música escolhe entrar no coração de alguém, não tem jeito. Assim aconteceu com Edson Beraldo Scorsim.…