Você sabia que a afinação está muito mais presente na música do que você pode imaginar?

A afinação nada mais é do que o processo de produzir sons equivalentes a outros mesmo que provavelmente tenham timbres diferentes.

É como se a afinação fosse um padrão que deve ser tomado pelos instrumentos e vozes para que a música saia de forma correta.

Tem tudo a ver com física, pois utiliza-se frequências em Hertz para manter a afinação perfeita. Quando se trata de instrumentos de cordas, pode ocorrer durante a afinação (dependendo do instrumento), um efeito chamado ressonância.

Acontece durante a afinação de um violão por exemplo: uma corda reagir ao som de outra corda, ressoando o som. Isso é sinal de que a afinação está bem feita.

Instrumentos e afinação

Temos dois tipos de instrumentos que necessitam da mecânica de afinação:

1. Instrumentos de Corda: Piano, violão, guitarra, contrabaixo e etc;

2. Instrumentos de Sopro: Saxofone, trombone e etc.

No primeiro grupo, a afinação é feita por meio de um ajuste na tensão das cordas, aumentando-a ou diminuindo-a para que fique na frequência desejada. Já nos instrumentos de sopro, a afinação é feita com o aumento e/ou diminuição da largura e/ou comprimento dos instrumentos.

Como acontece a afinação, então?

Esse processo envolve o ajuste por uníssonos ou intervalos naturais. A partir da altura das notas de um instrumento com outro, ou por exemplo, de uma corda de guitarra a uma outra corda.

Muitos músicos utilizam aparelhos para executar a afinação, como afinadores digitais (as vezes até embutidos no instrumento) e diapasões (muito utilizado para afinar pianos).

A partir da frequência e das vibrações afinam-se os instrumentos, e tudo acontece de forma muito prática.

Manter um instrumento muito bem afinado só tende a melhorar o seu som produzido e/ou emitido. Quando algo está desafinado, além da música não ficar perfeita, acaba prejudicando e tornando aquele momento que deveria ser prazeroso, em algo desconfortável.

Você encontra tudo que precisa para afinar seu instrumento da forma correta aqui na Alfibras. Vem para cá!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like