Você sabia que a afinação está muito mais presente na música do que você pode imaginar?

A afinação nada mais é do que o processo de produzir sons equivalentes a outros mesmo que provavelmente tenham timbres diferentes.

É como se a afinação fosse um padrão que deve ser tomado pelos instrumentos e vozes para que a música saia de forma correta.

Tem tudo a ver com física, pois utiliza-se frequências em Hertz para manter a afinação perfeita. Quando se trata de instrumentos de cordas, pode ocorrer durante a afinação (dependendo do instrumento), um efeito chamado ressonância.

Acontece durante a afinação de um violão por exemplo: uma corda reagir ao som de outra corda, ressoando o som. Isso é sinal de que a afinação está bem feita.

Instrumentos e afinação

Temos dois tipos de instrumentos que necessitam da mecânica de afinação:

1. Instrumentos de Corda: Piano, violão, guitarra, contrabaixo e etc;

2. Instrumentos de Sopro: Saxofone, trombone e etc.

No primeiro grupo, a afinação é feita por meio de um ajuste na tensão das cordas, aumentando-a ou diminuindo-a para que fique na frequência desejada. Já nos instrumentos de sopro, a afinação é feita com o aumento e/ou diminuição da largura e/ou comprimento dos instrumentos.

Como acontece a afinação, então?

Esse processo envolve o ajuste por uníssonos ou intervalos naturais. A partir da altura das notas de um instrumento com outro, ou por exemplo, de uma corda de guitarra a uma outra corda.

Muitos músicos utilizam aparelhos para executar a afinação, como afinadores digitais (as vezes até embutidos no instrumento) e diapasões (muito utilizado para afinar pianos).

A partir da frequência e das vibrações afinam-se os instrumentos, e tudo acontece de forma muito prática.

Manter um instrumento muito bem afinado só tende a melhorar o seu som produzido e/ou emitido. Quando algo está desafinado, além da música não ficar perfeita, acaba prejudicando e tornando aquele momento que deveria ser prazeroso, em algo desconfortável.

Você encontra tudo que precisa para afinar seu instrumento da forma correta aqui na Alfibras. Vem para cá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like